Essa síntese mostra as questões relacionadas á comunicação dos resultados da avaliação escolar são tratadas, e como os professores avaliam de forma tradicional e muda apenas o mode de dar o parecer.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE
CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE
CIÊNCIAS EXATAS
AVALIAÇÃO DE
APRENDIZAGEM
JAMILE FELISMINA SEBASTIÃO
SILVANA SILVA
SERAFIM LUIZ
A
COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR (síntese)
O texto a comunicação dos resultados da avaliação escolar mostra como as questões relacionadas á comunicação dos resultados da avaliação escolar são tratadas, muitas vezes como se fosse o centro de problemáticas do processo avaliativo.
Alguns
professores avaliam de forma tradicional o que muda é só a forma de dar o
parecer que é descritivo, isso acontece pela exigência escolar, mas isso não
significa que mudou a forma de avaliar, pois não é só mudando a forma de
expressar o resultado da avaliação que se tem uma nova forma de avaliar.
Outros
professores já avaliam dentro de uma concepção inovadora, mas atribuem nota
também pela a exigência escolar. Contudo isso as mudanças em relação a
avaliação, devem ser mais profundas do que simplesmente mudar a forma de
expressar os resultados.
Se
as habilidades dos alunos são amplas, não tem necessidade de expressar os
resultados da avaliação de uma forma rígida. O uso que os professore, a escola
e os pais fazem desses resultados, podem influenciar na autoestima e na
motivação do aluno. Primeiramente é necessária fazer uma reflexão e uma
discursão sobre o qual a importância da avaliação, e principalmente qual a
finalidade que se atribui a ela.
O
principal objetivo do professor, ao analisar o desempenho do aluno, não é
julgar o grau de êxito ou fracasso dele, mas dar-lhe as informações do que
precisa para compreender e para corrigir seus erros. Quando isso acontece aos
pouco estão preparando esses alunos para o desenvolvimento da autonomia em relação
a qualificação de suas ações.
Se
os registros das avaliações forem utilizados apenas para serem entreguem na
secretaria para compor o currículo escolar dos alunos, e para informar aos pais
as situações dos seus filhos, é melhor expressar através de notas. Pelo fato
deles terem mais facilidades de lidar com números do que com parecer ou
conceitos.
A
forma mais utilizada para comunicar os resultados da avaliação é a nota: a nota
na maioria das vezes é a forma dos alunos estudarem, e forma dos pais acompanharem
o desenvolvimento escolar dos seus filhos.
Atualmente
existem grandes criticas e discursões para que se haja substituição de outras
formas de acompanhamento escolares dos alunos, como se isso fosse essencial
para as mudanças necessária da avaliação.
Outra
forma de comunicar os resultados da avaliação escolar é através de conceitos ou
menções, que são mais amplos que as notas. Se o resultado da avaliação é
expresso através de conceito ou menção, ele não fica tão vinculado á avaliação
quantitativa, como, aparentemente, fica a nota.
A
comunicação descritiva é a forma mais aceita pelos administradores da educação
atualmente. Através dele é possível um melhor conhecimento da evolução do
avaliando em seu processo de aprendizagem, pois descrevem o que já foi
alcançado, e o que falta para serem superado.
Essa
forma de comunicar os resultados da avaliação gera desdobramento não só na
forma de avaliar do professor, mas, sobretudo, na sua forma de desenvolver toda
a ação docente. A finalidade do parecer é esclarecer sobre a situação do
avaliando e facilitar os encaminhamentos na continuação do processo.
Devem
expressar avanços, conquistas, descobertas e, também, os aspectos em que são
requeridos novos desafios ao aprendiz. A expressão dos resultados através de
parecer descritivo, quando bem feito, favorece e da, encaminhamento a sequência
do trabalho.
É
necessário que se pense nos professores que tem duzentos, ate seiscentos
alunos, muitas vezes em escolas diferentes. É preciso pensar nas dificuldades
que essa forma de comunicar os resultados pode acarretar para esses professores.
Essas
questões, que são polemicas dentro da escola, necessitam ser discutidas com
aqueles que estão envolvidos, para se levantar alternativa de solução. É
importante que se pondere que os professores não foram preparados para avaliar
e expressar os resultados, como é exigido hoje.
Os
portfolios e os registros pessoais são formas de comunicação dos resultados que
podem ser usadas entre os professores de escolas de educação básica como um
modo de coletar e selecionar o trabalho dos alunos, comunicar seus sucessos a
eles próprios, a seus professores e a seus pais.
Os
registros pessoais e portfolio oferecem uma variedade mais ampla de êxitos ao
aluno do que as comunicações através de outros resultados.
Os
resultados das avaliações que ocorrem durante o processo, com a finalidade de
ajudar a melhorar as aprendizagens, são provisórios, pois cada momento
avaliativo em que o professor constata alguma dificuldade pode orientar o aluno
para vencê-la, trabalhando novamente o assunto, fazendo uma nova avaliação e
desconsiderando os resultados anteriores.
Diante
de todas as considerações apresentada a comunicação de resultados pode se dar
através de nota, conceito, menção, parecer descritivo e portfolio, aos quais a
escola está “presa”, pelo regimento escolar em vigor, mas devem ser
complementadas através de comentários descritivos que esclareçam quais as reais
condições do aluno, naquela etapa, frente ao que foi proposta.
Referencia: A comunicação
dos resultados da avaliação escolar. MELCHIOR, Maria Celina. A comunicação dos
resultados da avaliação escolar. In: MELCHIOR, Maria Celina Da avaliação dos saberes á construção de
competências. 2. Ed. Novo Hamburgo. Premier, 2008.
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